Mostrando postagens com marcador petisco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador petisco. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pastel de Siri















HUmmmm....

Este pastel me lembra da infância, quando passava todas as férias na praia, agora não passo mais só as férias moro o ano todo na praia, não é um verdadeiro Luxo!

No último sábado fui com o marido no mercado público de Florianópolis, tão feliz quanto outras mulheres vão ao shopping comprar um sapato...rsss..

Depois de nossas comprinhas maravilhosas, vamos pra cozinha fazer alguma coisa que final de semana livre pra mim é igualzinho a mergulho na cozinha.

Vou postar algumas destas delícias começando pelo pastel de siri;

500g de carne de siri (cuidado pra não comprar um que seja cheio de pedacinhos, vá em locais confiáveis.)
1 cebola roxa pequena
1 dente de alho
2 colheres de pimentão verde picado
Azeitonas picadas
Salsinha
Tomilho
Orégano
Limão
Sal
Pimenta preta moída
1 embalagem de 500g de massa de pastel pronta.

Tempere a carne de siri com sal, limão e pimenta moída.
Pique e frite a cebola, o alho e o pimentão. Adicione a carne de siri e os temperos. Frite até secar a água mexendo sempre para não grudar. No final adicione a salsinha picada e as azeitonas.
Espere esfriar e recheie a massa, feche com o garfo.
Frite os dois lados em óleo quente, eles fritam muito rapido.

Dica; você também pode fazer metada da receita do recheio de siri e a outra metade fazer o mesmo procedimento só que com palmito e tomate refogados, só falta mesmo caldo de cana, mas este não dá pra fazer em casa, por isso as vezes vale ir até aquela barraquinha na praia.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bolinhos de bacalhau



Cheguei hoje com esses deliciosos bolinhos de bacalhau!

Na verdade foi a primeira vez que eu fiz, sempre amei os bolinhos mas comprava prontos em um café lá no shopping Iguatemi.

Dessa vez comprei porque tomei um susto... explico; cheguei no supermercado pra comprar carne e quase caí pra traz com os preços, que estõa nas alturas, ainda mais aqui em Florianópolis. Uma picanha pequena chega a custar R$ 80,00. Nessas horas temos que havaliar, será que não vale a pena substituir por peixe?? Pra mim vale sim, eu troco sem pensar, ainda mais no verão. O quiilo do salmão está valendo muito mais a pena por exemplo.

Então, foi assim que cheguei no bacalhau, comprei uma bandeja de 400g por aproximadamete R$ 15,00 foi uma ótima.

Vai aí a receitinha super prática e simples, só exige preparo:

400gr de bacalhau ling demolhado
500 gr de batata cozidas e espremidas
2 dentes de alho amassados
1 gema de ovo
sal (se necessário)
Muita salsinha e ou cebolinha picada(s)
quanto baste de farinha de trigo
quanto baste de farinha de rosca para empanar

Você precisa desalgar o bacalhau, colocando de molho na água e trocando umas 3 vezes antes do preparo.
Coloque as batatas para cozinhar até ficarem bem moles em ponto de purê.
Depois de cozidas, amasse bem com expremedor ou com garfo e misture os outros ingredientes, menos a farinha de rosca. É provavel que vc precise acrescentar farinah de trigo para dar liga, isso vai depender de cada massa. (eu usei umas 4 colher de sopa).

Depois molde os bolinhos e passe pela farinah de rosca, sem necessidade passar no ovo.
E frite em óleo não muito quente se não queima por fora e fica cru por dentro.
Escorra em bastante papel toalha e divirta-se! Com bastante limão!

Dica: se vc quiser pode acrescentar queijo na massa, mas não demais se não espirra durante a fritura.