Mostrando postagens com marcador sobremesas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bolo de laranja com chocolate





















Ganhei umas laranjas, limões e vergamotas (tangerinas) e tenho usado muito. Hoje fiz um bolinho pro lanchinho da tarde, digo bolinho porque este se faz em forma de bolo ingles é pequeno, mas prá nos que somos em 2 adultos e 1 criança é o tamanho ideal. Não é que ficou beem gostoso!

Ingredientes:
1 ovo
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Meia colher (sopa) de fermento em pó
150g de chocolate picado (usei meio amargo)
Óleo e farinha para untar

Em uma vasilha, misture bem o ovo, o suco de laranja e o óleo. Junte o açúcar, a farinha, o fermento, peneirando. Acrescente o chocolate e misture.
Despeje em uma forma de bolo ingles untada e enfarinhada.
Leve ao forno baixo (180 graus) preaquecido por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de desenformar.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pudim de Baunilia Real


Da salada para a sobremesa!

Hoje vou postar pra vocês uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil, o pudim de leite!

Sim eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas porém... vou ensinar do meu jeito, ou, um pouco mais sofisticado, com segredinho a parte!

Utilizei uma fava de baunilia que trouxe de minha última viagem aos EUA. Mas eu já encontrei no Angeloni pra vender custava R$ 10,00, claro que vocês não precisam gastar uma fava a cada pudim, mas numa ocasião especial vale a pena testar o sabor fica outra coisa.

Mas a final, o que é a baunilia?? Para quem ainda não sabe ela é uma flor, sim, uma orquídea, e nasce em países tropicais, como méxico, madagascar, Tahiti e India.
Quem quiser saber um pouco mais sobre ela, acesse esse link do blog Think Food que é beem profissional: Baunilia

Vou ensinar como utilizá-la, na verdade o que se utiliza são as sementes de dentro dela:





















* DICA: depois de utilizar as sementes da fava coloque ela em um pote de açúcar assim você obtem o verdadeiro "açúcar de baunilia".

Ingredientes:

1 lata de leite condençado
500 ml de leite (usei o desnatado)
4 gemas
1 fava de baunilia

Começe separando gemas das claras, as claras não serão utilizadas nessa receita, esse é outro segredinho que deixa o pudim mais cremoso.
Bata com batedor as gemas e vá acrescentando o leite condençado e mexendo sem parar, nessa hora entra a fava de baunilia e depois o leite e faça a mistura homogênea.












Agora vamos a calda de caramelo:

4 colheres de açúcar

Derreta o açúcar em fogo baixo na própria forma de pudim, tomando o cuidado para que ele derreta por igual sem ficar bolotas de açúcar. Tome cuidado porque o açúcar é uma das coisas que alcança maior calor na cozinha, ou seja, queima messsmooo!

Quando estiver douradinho desligue e com um pano ou luva de silicone, vá girando a forma de forma que o caramelo seja distribuido ao redor da forma. Então despeje o pudim.

Para cozinhar o pudim existem varias maneiras, tem gente que faz no forno, eu faço a minha moda, rss... Coloco a forma em uma panela tipo frigideira alta coloco água e tampo a forma com papel laminado, cuidando sempre pra não secar a água se não já era..











Após uns 30 a 40 minutos de fogo baixo, você pode saber se já está bom levantando o papel laminado e dando uma leve mexida na forma se já estiver firme desligue, espere esfriar e leve a geladeira.
Mantenha-se calma pelo menos por 3 horas e então desenforme, e cuidado nessa hora, se preferir aqueça uma frigideira com agua e coloque o pudim por 30 segundo dentro para desgrudar do fundo, eu também passo a faca ao redor para não ter perigo de desmoronar tudo.

É, na verdade se você quiser algo mais sofisticado vai ter um pouco mais de trabalho, mas eu digo que o resultado vale e muito a pena!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arroz Doce!


Essa sobremesa deve entrar para os "classicos" aqui em casa!
Na verdade tudo que tem canela tem sabor de infância pra mim, minha mãe sempre usou e usa até hoje muita canela que está para a cozinha doce assim como o manjericão está para a salgada.
Minha mãe me ensinou até um segredinho com canela; é só colocar alguns paus de canela em uma panela com água e deixar ferver por alguns minutos... se espalha pela casa além de "atrair dinheiro", dessa dica vocês gostaram né..

O que eu mais gosto é comer quentinho assim que sai da panela. É tão gostoso o cheirinho que fica na casa...humm...

Vamos a receitinha para 6 potinhos mais ou menos

Começe cozinhando 1 e 1/2 xícaras de arroz em 3 xícaras de água com 1 pau de canela e 6 cravos da índia.
Depois de começar a ferver vá acrescentando leite aos poucos, você vai precisar de aproximadamente 600 a 800ml.
Todo processo de cozimento leva em torno de 20 a 25 minutos. Mexa sempre durante o processo pra ficar cremoso
Quando o arroz estiver cozido é hora de adoçar, para essa quantidade é necessário um pouco mais de meia lata de leite condençado, não muito mais que isso se não fica enjoativo, também é legal colocar um pouco de raspas de limão pra quebrar o doce. Um segredinho é deixar ele bem molinho, mesmo que pareça mole demais porque quando esfriar vai endurecer, vai por mim!

Sirva com canela moída, quente ou frio.

Espero que gostem é uma das minhas sobremesas favoritas.