Mostrando postagens com marcador risotos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador risotos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de março de 2011

Risoto de Shitake com queijo Brie



















Não sei se eu já falei aqui, mas sou completamente apaixonada por R I S O T O S.

E esse aqui não poderia ser diferente, é um dos meus prediletos, irresistívelmente ótimo.

Vale a pena!

Esta é a receita do risoto básico, - AQUI - substitua o aspargo por: 100g de queijo Brie sem a pele e o uma bandeja pequena de Shitake fatiado sem o talinho, isso mais para o final da receita mexendo e é isso!

Exelente prato, chiquééérrimo e que agrada todo mundo, pode fazer sem medo. Ralar um queijo parmesão ou grana padana por último.

Sirva com vinho branco bem geladinho e se quiser também pode utilizar espumante. ; )

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Risoto de Aspargos para o jantar!





Hoje fiz risoto de aspargos!
Hummm...

Risoto em italiano significa "arrozinho", e é um prato clássico, que eu faço pelo menos uma vez por semana.
A base do risoto é sempre a mesma o que muda são os ingredientes complementares, nesse caso os aspargos frescos, que hoje em dia são facilmente encontrados nos supermercados grandes aqui em Floripa. Não use os aspargos em conserva não são bons. Existem outras utilizações para o aspargo que vou postar em breve.

O arroz que uso é o Arbório, pode ser também o carnaroli, são tipos de arroz com maior concentração de amido então fica mais cremoso, que é o objectivo do risoto, ficar em ponto de "lava", bem cremoso e "al dente".

O caldo de galinha que cito aqui não é aquele de caixinha, eu cozinhei uma carcaça de peito de frango com um "buque granie" que é um buquezinho de ervas, tomilho, alecrim, manjericão, etc em uns 2 litros de agua.
Cozinha por uns 30 minutos depois é só coar e guardar em um vidro na geladeira caso não for utilizar na hora.

É uma receita leve, fácil e muito gostosa.

Ingredientes para 2 pessoas;

- meio maço de aspargos aproximadamente 200 gramas
- 1 xícara de arroz arbório
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 taça de vinho branco seco
- 800ml de caldo de galinha caseiro
- meia cebola picada (no caso usei a roxa)
- 100g de queijo tipo grana (ou parmesão ralado na hora)
- tomilho
- sal
- azeite

Começe fitando a cebola e um pouco de tomilho seco em azeite e uma colher de manteiga, em seguida quando ela estiver transparente, coloque o arroz e de uma leve fritada, em seguida coloque a taça de vinho e deixe evaporar.
Em seguida coloque uma concha de caldo de galinha, e vá mexendo e esperando secar, e assim sucessivamente. quando tiver colocado umas 6 conchas de caldo coloque o aspargo já picado de rodelinhas. Continue mexendo bem e colocando o caldo até ficar "al dente", leva uns 15 a 20 minutos, sempre em fogo baixo.
Quando estiver com boa textura é hora de desligar o fogo e acrescentar o queijo grana e a manteiga.
Pronto! Sirva imediatamente, decore com mais queijo, azeite e folhas de oregano fresco.

E bonapetit!!

beijão