quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torta de Camarão com Palmito



Delíciosa!

Essa é uma das minhas receitas favoritas!

Tenho uma história engraçada sobre essa torta...
Na verdade era só de palmito, fiz na casa da minha mãe, demorei uma hora na cozinha, caprichei de verdade, ela até sugeriu fazer bife a milanesa pra acompanhar, nem precisava, mas para agradar e já que era isso que ela havia planejaod antes da torta, eu disse que podia fazer...
Deu super certo, ficou com uma aparência espetacular!

Tirei do forno e pensei em desenformar, igual ao que se faz com o pudim, colocando um prato em baixo e virando... acontece que na hora de virar a dita cuja, ela escorregou do prato não sei como e caiu dentro da pia onde tinah uma panela cheia de água... eu não sabia se chorava, gritava ou o que...

Sorte tivemos que minha mãe fez os bifes, que foram o nosso jantar, hoje é engraçado, mas fiquei furiosa comigo mesma... inacreditável né???

Podem fazer sem medo que dá super certo além de ser divina.

Sempre faço pro almoço ou jantar e mais um lanche, rende bastante e quando frio é melhor ainda, a qualquer hora até no café da manha.

A massa é a famosa "massa podre", que derrete na boca, como aquela empadinha sabe? rsss...

Sempre faço com camarão ou palmito ou frango que também fica divino.

Olha ai a receitinha, começe pela massa:

Massa:

400g de farinha de trigo
200g de manteiga gelada
1 ovo ligeiramente batido
1 gema
1 colher de creme de leite sem soro ou iogurte natural
2 colheres de leite
1 pitada de sal

Preparo:

coloque numa tigela a farinha de trigo, o sal e a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. À parte, misture o ovo, a gema, o leite e o creme de leite e junte à farofa, amassando bem. Cubra a massa e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa vai a geladeira, faça o recheio.

Recheio:

500g de camarão médio
250g ou meio vidro de palmito
1 cebola pequena picada
1 dente de alto moido
2 saches de "sazon verde"
1 tomate picado
1 colher de maizena
1 xícara de leite
temperos: salsicha, tomilho, cebolinha, oregano, pimenta do reino… ou como desejar.

Frite a cebola com os temperos, menos a sasinha, que vai por último e o sazon.
Acrescente o alho e os camarões, eles podem soltar água e você deve retirar essa água.
Depois que eles começarem a ficar vermelhos acrescente o tomate picado, deixe refogar rapidamente.
Logo em seguida, acrescente o leite com a maizena dissolvida nele e mexa bem, se for preciso acrescente também um pouco do caldo que soltou dos camarões.
Mexa bem, desligue e acrescente a salsinha picada.
Quando estiver quase frio, acrescente o palmito picado e deixe esfriar.

Depois que o recheio estiver pronto prepare a massa:

separe 1/3 da massa para a cobertura.
Abra a massa com rolo com auxilio de 2 sacos plásticos abertos, um em baixo e outro em cima da massa, como na foto.



Em seguira faça alguns furos com garfo.

Só coloque o recheio quando ele estiver frio. Depois de colocar o recheio abra o restante da massa, da mesma forma e cubra.

Pincele com uma gema.

Leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja dourada.

Quanto mais frio melhor!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Voltei!!!


Sim, sim, sim... tava na hora né!
Eu sei, vocês estavam sedentos, ou melhor, famintos, por novidades... ninguém aguentava mais ver aquele pudim...rsss

Bem, trago boas novas, vou postar muitas novidades!

Recentemente, passei quase 60 dias na minha segunda casa nos EUA, fui em muitos lugares legais, comprei muitos ingredientes bacanas.
E o melhor, fotografei essas coisas boas pensando nesse dia que voltaria aqui.

Hoje é um dia especial! Recebi exelentes noticias no trabalho e na família e também é o primeiro dia do meu mês, fevereiro... yes!

Estou bem feliz vivendo um momento muito especial e gostaria de dividir esse momento com vocês!

Amigos intímos e amigos virtuais, também pessoas que estão só passando por aqui, sejam todos muito bem vindos e preparem-se para muitas delícias.

Cada vez mais eu me apaixono pela gastronomia, sinto que faz parte de mim desde sempre, é minha paixão e meu maior prazer aqui é ser útil pra vocês! Então aproveitem todas as dicas e me acompanhem.

Esse 2011 promete muito pra todos nós!

Tim tim!

;)

Ps- essa é minha filha Isabella, no restaurante Red Lobster, com uma lagosta viva na mão!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pudim de Baunilia Real


Da salada para a sobremesa!

Hoje vou postar pra vocês uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil, o pudim de leite!

Sim eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas porém... vou ensinar do meu jeito, ou, um pouco mais sofisticado, com segredinho a parte!

Utilizei uma fava de baunilia que trouxe de minha última viagem aos EUA. Mas eu já encontrei no Angeloni pra vender custava R$ 10,00, claro que vocês não precisam gastar uma fava a cada pudim, mas numa ocasião especial vale a pena testar o sabor fica outra coisa.

Mas a final, o que é a baunilia?? Para quem ainda não sabe ela é uma flor, sim, uma orquídea, e nasce em países tropicais, como méxico, madagascar, Tahiti e India.
Quem quiser saber um pouco mais sobre ela, acesse esse link do blog Think Food que é beem profissional: Baunilia

Vou ensinar como utilizá-la, na verdade o que se utiliza são as sementes de dentro dela:





















* DICA: depois de utilizar as sementes da fava coloque ela em um pote de açúcar assim você obtem o verdadeiro "açúcar de baunilia".

Ingredientes:

1 lata de leite condençado
500 ml de leite (usei o desnatado)
4 gemas
1 fava de baunilia

Começe separando gemas das claras, as claras não serão utilizadas nessa receita, esse é outro segredinho que deixa o pudim mais cremoso.
Bata com batedor as gemas e vá acrescentando o leite condençado e mexendo sem parar, nessa hora entra a fava de baunilia e depois o leite e faça a mistura homogênea.












Agora vamos a calda de caramelo:

4 colheres de açúcar

Derreta o açúcar em fogo baixo na própria forma de pudim, tomando o cuidado para que ele derreta por igual sem ficar bolotas de açúcar. Tome cuidado porque o açúcar é uma das coisas que alcança maior calor na cozinha, ou seja, queima messsmooo!

Quando estiver douradinho desligue e com um pano ou luva de silicone, vá girando a forma de forma que o caramelo seja distribuido ao redor da forma. Então despeje o pudim.

Para cozinhar o pudim existem varias maneiras, tem gente que faz no forno, eu faço a minha moda, rss... Coloco a forma em uma panela tipo frigideira alta coloco água e tampo a forma com papel laminado, cuidando sempre pra não secar a água se não já era..











Após uns 30 a 40 minutos de fogo baixo, você pode saber se já está bom levantando o papel laminado e dando uma leve mexida na forma se já estiver firme desligue, espere esfriar e leve a geladeira.
Mantenha-se calma pelo menos por 3 horas e então desenforme, e cuidado nessa hora, se preferir aqueça uma frigideira com agua e coloque o pudim por 30 segundo dentro para desgrudar do fundo, eu também passo a faca ao redor para não ter perigo de desmoronar tudo.

É, na verdade se você quiser algo mais sofisticado vai ter um pouco mais de trabalho, mas eu digo que o resultado vale e muito a pena!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Salada de Camarões super especial!


Nossa, que delícia!

Começamos o final de semana (na sexta) muito bem!!
Com essa saladinha mega special", ninguém deve passar por esse blog sem experimentar. Nossos amigos que o digam, acordaram na manha de sábado lembrando dos sabores do jantar que fiz e vou postar pra vocês, vamos primeiro com a entrada que eu amei!

Criação minha!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

Precisamos de 400g de camarões médios frescos e limpos, vamos temperar eles e deixar marinando, porque o camarão pede tempeiros se não fica meio "isopor".
Para a marinada de camarão:
Salsinha e cebolinha finamente picados.
1 pacotinho de "sazon"- embalagem verde
pimenta preta moída na hora
1/4 de xícara de vinho branco

Deixe 30 minutos nesse tempero, mexendo de vez em quando, note q o sal ainda não vai ai, apesar do sazon já ter um pouco de sal.

Depois desse tempo aqueça bem uma frigideira de teflon grande, coloque um pouco de zeite e os camarões, se eles soltarem caldo va retirando e guarde esse caldo pra fazer um risoto por exemplo, lembre-se que o camarão não pode cozinhar ai para não ficar borrachudo.

Quando eles estiverem vermelhinhos e sem liquidos, desligue o fogo e acrescente meia cebola finamente picadinha. Espere esfriar, ajuste agora o sal.

Agora vc vai precisar de 4 colheres de maionese (usei a light) mais 3 colheres de azeite e 2 de limão. Misture até obter um creme liso.
Misture os camarões nessa maionese, leve pra dar uma geladinha até a hora de servir.

Monte os pratos com, alfece americana, rúcula, coloque uma colher generosa de maionese de camarão, depois amêndoas laminadas tostadinhas (só colocar uns minutinhos numa figideira até dourar) queijo (aqui use o grana), tomate uva (que é mais adocicado e menos acido), azeite e pimenta moída.

Se quiser acrescente frutas, como pessêgo por exemplo que realçam ainda mais o sabor do camarão e dos temperos. Pode usar qualquer folha de salada que quiser, pode substituir a amendoa por semente de girasol ou castanha!

Agora é com vocês, façam e me contem depois, tenho certeza que vão adorar!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Panquecas


Mãe, faz panqueca?
Essa pergunta sempre aparece aqui em casa... Criança adoora esse prato.
Então fiz com recheio de frango porque minha filha não é lá muito chegada em carne, diferente de mim. Mas pode ser de carne moída ou do que você gostar.
Dá um pouquinho de trabalho, principalmente no quesito louça suja, mas vale a pena!

Molho vermelho:

Começe com o molho, use uma lata de tomates pelados e bata no liquidificador. Refogue meia cebola e acrescente o tomate, utilize tempeiros a gosto (salsa, cebolinha, oregano etc) Deixe reduzir um pouco e desligue.

* DICA: Quando estiver fazendo o molho já ligue o forno pra aquecer.

Massa da panqueca para aproximadamente 8 a 10 discos:

1 xícara de Maizena
1 xícara de farinha de trigo;
1 e 1/2 xícara de leite;
2 ovo;
2 colher (de sopa) de óleo;
2 colheres (de café) de sal;
Bata no liquidificador e depois diretamente do copo do liquidificador com auxilio de uma concha vá despejando numa frigideira antiaderente previamente aquecida. Assim que derramar vá girando a frigideira afim de espalhar a massa por igual. Quando começar a dourar as beiradas é hora de virar com auxilio de uma colher.
Vá dispondo os discos em um prato.

Recheio:

400g de peito de frango cozido desfiado
meia cebola picada
1/2 xícara de leite
meio pote de creamecheese ( usei Philadelphia Ligth)
2 pacotinhos de sazon para frango (embalagem verde)
salsinha e orégano
sal

Frite a cebola em azeite, acrescente o frango desfiado e refogue com os tempeiros, em seguida o leite e o creamcheese, corrija o sal.

Montagem:

Coloque um pouco de recheio no meio da panqueca e enrole uma a uma e vá dispondo em um refratário retangular.
Quando terminar cubra com o molho vermelho e um pouco de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pra derreter o queijo.

Sirva com bastante salada!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arroz Doce!


Essa sobremesa deve entrar para os "classicos" aqui em casa!
Na verdade tudo que tem canela tem sabor de infância pra mim, minha mãe sempre usou e usa até hoje muita canela que está para a cozinha doce assim como o manjericão está para a salgada.
Minha mãe me ensinou até um segredinho com canela; é só colocar alguns paus de canela em uma panela com água e deixar ferver por alguns minutos... se espalha pela casa além de "atrair dinheiro", dessa dica vocês gostaram né..

O que eu mais gosto é comer quentinho assim que sai da panela. É tão gostoso o cheirinho que fica na casa...humm...

Vamos a receitinha para 6 potinhos mais ou menos

Começe cozinhando 1 e 1/2 xícaras de arroz em 3 xícaras de água com 1 pau de canela e 6 cravos da índia.
Depois de começar a ferver vá acrescentando leite aos poucos, você vai precisar de aproximadamente 600 a 800ml.
Todo processo de cozimento leva em torno de 20 a 25 minutos. Mexa sempre durante o processo pra ficar cremoso
Quando o arroz estiver cozido é hora de adoçar, para essa quantidade é necessário um pouco mais de meia lata de leite condençado, não muito mais que isso se não fica enjoativo, também é legal colocar um pouco de raspas de limão pra quebrar o doce. Um segredinho é deixar ele bem molinho, mesmo que pareça mole demais porque quando esfriar vai endurecer, vai por mim!

Sirva com canela moída, quente ou frio.

Espero que gostem é uma das minhas sobremesas favoritas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ostras Gratinadas


A pedidos, voltei!

Até que enfim né, estava uma vergonha esse meu abandono...

Ok, então pra compenssar vai uma entrada deliciosaaa e muito chique, vc pode e vai surpreender os convidados! Que em lugares como São Paulo custa uma pequena fortuna, aqui faço com todos os ingredientes, uma dúzia por menos de R$ 10,00 (sendo R$ 5,00 a dúzia)

Ostras gratinadas!!!

Receita para 2 a 3 pessoas

01 dúzia de ostras frescas
500 ml de leite
3 colheres de manteiga
meia cebola picadinha
03 colheres sopa de farinah de trigo
nós moscada
Queijo grana ou parmesão
Queijos de sua preferência (opcional)

Começe lavando as ostras com uma escovinha e bastante água corrente para retirar as sujeirinhas e algas que ficam grudadas.

Ligue o forno, se tiver como ligar só a parte de gratinar melhor.

Coloque as ostras em uma panela para cozimento ao vapor. Deixe elas até abrirem a concha, retire e abra com auxilio de uma faquinha pequena, com muito cuidado para não se cortar.
Desgrude as ostras da concha deixando dentro da parte mais funda da concha, dispensando a parte rasa.

Faça o molho branco:
Frite a cebola na manteiga, misture a farinha de trigo fora do fogo e vá acrescentando o leite aos poucos, leve novamente aos poucos e vá colocando mais leite conforme vai engrossando, até ficar um mingau.
Quando ferver deixe mais uns 2 minutos, desligue some a nóz moscada e os queijos.

Agora com auxilio de uma colher cubra com o molho branco as ostras nas conchas, que vc deixou preparada anteriormente, e por cima rale mais queijo.

Leve ao forno até ficarem bem douradinhas.

Sirva morno, pois a concha conserva muito calor, cuidado. O Melhor acompanhamento é um espumante bem geladinho!

Deu água na boca né.....