domingo, 18 de julho de 2010

Domingo é dia de... FEIJOADA






Domingo é día de… (se vc pensou em churrasco também acertou…) mas hoje decidimos por causa do tempo, preparar uma Feijoada!! hummm....
Com esse friozinho e chuva é perfeito!

Então, a minha feijoada é muito simples de fazer e é uma delícia, além disso no dia seguinte já temos almoço pronto, é só fazer mais um arroz e acompanhamentos.

Minha feijoada não leva orelha, nem pé, só mesmo as carnes que considero as mais saborosas.

Segue lá;

2/ 1/2 xícaras de feijão preto
03 dentes de alho
01 raminho de tomilho

Carnes:

Lombinho
costelinha
linguiça tipo paio
bacon
Aproximadamente 400g de carnes no total.
*Eu gosto muito de uma marca que vende esses ingredientes já prontos se chama *Ferreira, tem em qualquer mercado aqui de Floripa, acho mais gostoso que os da Sadia ou da Perdigão.

Preparo

Cozinhe o feijão em 2 litros de agua com um dente de alho picado em uma panela (pode ser de pressão) eu prefiro na panela de ferro bem lentamente 1:30h.
Em outra panela afervente as carnes por uns 30 minutos e reserve. Menos o bacon, reserve esse.
Quando o feijão estiver cozido, prepare o tempero; fite o bacon, acrescente os 2 dentes de alho restantes picados e no final coloque uma colher de farinha de trigo (segredinho). então despeje esse molho de bacon na panela do feijão assim como as carnes que antes foram fervidas sem a agua do cozimento delas. Agora mais uns 10 a 15 minutos de cozimento está que esteja mais consistente.

Acompanhe com arroz branco tradicional, couve mineira puxada na manteiga, laranja e farora.

**Dicas douradas:
O Feijão preto - é importante que seja bem novo, cuidado observe se não está mofo, cheire o feijão e guarde na geladeira!
O Sal - só deve ser colocado na hora de colocar o tempero se colocado antes o feijão fica duro.

PS- Hoje aconteceu uma coisa, meu feijão secou antes da hora porque esqueci no fogo alto, mas percebi assim que eu começou a grudar, se isso acontecer com vc haja da seguinte maneira, desligue a panela e despeje o feijão, sem raspar a panela para outra panela, nunca de maneira nenhuma coloque mais agua na panela onde queimou ou grudou o feijão se não o gosto do queimado vai pegar...
Sendo assim seu feijão salvo é só acrescentar mais agua na outra panela e cozinhar mais.

Bem, espero que tenham gostado!

Beijão!

Porque "Manjericão Dourado"???


Bom dia!!
Hoje, domingo, mais um dia super frio e úmido aqui em Floripa, perfeito! Pra fazer comidinha boa!

Então, hoje acordei e fiquei tão feliz por ver o comentário da minha mãe aqui no Blog que foi a inspiração certa para continuar escrevendo.

Quero explicar o porquê do "Manjericão Dourado", quando eu estava escolhendo o nome do Blog, pensei que ele deveria remeter a um ingrediente que eu me indentificasse muito, quando fui registrar o Manjericão no blogspot vi que já havia sido registrado, apesar de não utilizado, então pensei que poderia ser mais que um manjericão, meu blog seria especial, seria uma associação com algo elegante, e único, e foi assim que criei o nome.

E então fui pesquisar e vi que não existe manjericão dourado, assim o blog é um exemplar personalizado dessa espécie rara... viu que chique! rsss

Ok, assim sendo está explicado, já já vou postar minha primeira receitinha..

Beijoss..

sábado, 17 de julho de 2010

Bem-vindos ao meu Blog!




Criei esse blog pensando em todas as minhas amigas e todas as pessoas que conheci e ainda vou conhecer, que sempre me elogiaram pelo meu amor a culinária!

Sempre fui daquelas pessoas que não abrem mão de comer em casa e comer bem! Muito tenho a agradecer a minha mãe Márcia que foi minha primeira professora de culinária e me ensinou regras de ouro que foram muito valiosas durante esses anos.

Tenho o privilégio de trabalhar em casa e quando não estou trabalhando em frente a um dos meus computadores estou na cozinha fazendo alguma coisa boa, pra mim, pra minha família ou para receber algum amigo. Acho que esse blog será minha ferramenta perfeita, estou bastante empolgada com essa idéia!

Acredito que o Blog é uma grande oportunidade de ajudar pessoas que como eu são auto-didatas e tem no sangue o amor pela boa comida, ou pelo menos mostrar que é possível sim comer bem no dia-a-dia sem ser profissional.

O Blog foi criado sem pretenções, a idéia aqui é mostrar um pouco do que aprendi ao longo dos anos, sugerindo receitas práticas e um pouco mais elaboradas que fazem parte da minha vida! Além de outras idéias relacionadas com a cozinha, minhas viagens e as novidades que encontro lá fora também vão estar presentes aqui. Tudo com registro fotográfico.

Espero que gostem e quando quiserem eviem suas dúvidas, críticas e sugestões!

Está aberta a nova temporada na cozinha!