quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Salada "Felicidade de Verão"



Adoro saladinhas...

Muitas coisas que eu faço saem noimproviso, uma delas lógico, é a salada, tem que fazer com os ingredientes que tem na geladeira.

Essa fiocu bem feliz e alegre, porque é super colorida, tem varios ingredientes que você vai experimentando e descobrindo os sabores a cada garfada!

Receitinha:

Folhas verdes (usei rúcula)
2 tomates cortados em pétalas
2 cenouras organicas pequenas em rodelinhas
meia manga em cubinhos
100g de queijo em cubinhos (pode ser prato eu usei gouda, adooro)
40g de amendoas em lascas tostadas na frigideira anti aderente
Queijo grana raladinho na hora (ou parmesão)

Tempero, eu coloco td isso em um almofariz (aquele utensilio de pedra para moer)

Pique bem picadinho um pouco de temperos verdes (tomilho, oregano etc..)
meio dente de alho picado
4 colheres sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de aceto balsamico (de boa qualidade)
sal

E jogue por cima da salada, não esqueça de ralar o queijo grana por cima de tudo.

Hummm, delícia!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bolinhos de bacalhau



Cheguei hoje com esses deliciosos bolinhos de bacalhau!

Na verdade foi a primeira vez que eu fiz, sempre amei os bolinhos mas comprava prontos em um café lá no shopping Iguatemi.

Dessa vez comprei porque tomei um susto... explico; cheguei no supermercado pra comprar carne e quase caí pra traz com os preços, que estõa nas alturas, ainda mais aqui em Florianópolis. Uma picanha pequena chega a custar R$ 80,00. Nessas horas temos que havaliar, será que não vale a pena substituir por peixe?? Pra mim vale sim, eu troco sem pensar, ainda mais no verão. O quiilo do salmão está valendo muito mais a pena por exemplo.

Então, foi assim que cheguei no bacalhau, comprei uma bandeja de 400g por aproximadamete R$ 15,00 foi uma ótima.

Vai aí a receitinha super prática e simples, só exige preparo:

400gr de bacalhau ling demolhado
500 gr de batata cozidas e espremidas
2 dentes de alho amassados
1 gema de ovo
sal (se necessário)
Muita salsinha e ou cebolinha picada(s)
quanto baste de farinha de trigo
quanto baste de farinha de rosca para empanar

Você precisa desalgar o bacalhau, colocando de molho na água e trocando umas 3 vezes antes do preparo.
Coloque as batatas para cozinhar até ficarem bem moles em ponto de purê.
Depois de cozidas, amasse bem com expremedor ou com garfo e misture os outros ingredientes, menos a farinha de rosca. É provavel que vc precise acrescentar farinah de trigo para dar liga, isso vai depender de cada massa. (eu usei umas 4 colher de sopa).

Depois molde os bolinhos e passe pela farinah de rosca, sem necessidade passar no ovo.
E frite em óleo não muito quente se não queima por fora e fica cru por dentro.
Escorra em bastante papel toalha e divirta-se! Com bastante limão!

Dica: se vc quiser pode acrescentar queijo na massa, mas não demais se não espirra durante a fritura.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011




Sabe aqueles dias correria que você não tem tempo de fazer nada, mas ao mesmo tempo está com fome e quer comer algo bem gostosinho?

Aham!!

Essa receitinha é perfeita, simples e saborosa!

Você vai precisar apenas de uma embalagem de massinha Ravioli, com recheio de queijo, não gosto dos que vem com recheio de carne ou frango, que na verdade tem mesmo é uma pasta escura com "sabor artificial de carne".

O molho também é bemm simples, picar um bom pedaço de bacon em cubinhos, fritar e retirar para secar a gosrura no papel toalha. Usar a mesma gordura que ficou na panela panela para fritar uma cebola pequena picadinha com tempeiros, como tomilho e orégano.

Em seguida adicione uma lata de tomates pelados(super pratico e fácil pra ter em casa) e deixe cozinhando por 8 a 10 minutos, vá amassando os pedaços de tomate para criar o molho.

Depois de cozido acrescente 50g de queijo gorgonzola, aí que mora o segredinho, ele dá um toque de cremosidade no molho e um saborzinho especial. E não esqueça de salpicar o bacon em cubinhos que você fritou anteriormente.

Então é só temperar com sal, pimenta a gosto.

Coloque sobre a massa cozida acrescente o queijo ralado!

E tá ai, você levará em torno de 20 a 30 minutos no máximo. E uma bela refeição!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torta de Camarão com Palmito



Delíciosa!

Essa é uma das minhas receitas favoritas!

Tenho uma história engraçada sobre essa torta...
Na verdade era só de palmito, fiz na casa da minha mãe, demorei uma hora na cozinha, caprichei de verdade, ela até sugeriu fazer bife a milanesa pra acompanhar, nem precisava, mas para agradar e já que era isso que ela havia planejaod antes da torta, eu disse que podia fazer...
Deu super certo, ficou com uma aparência espetacular!

Tirei do forno e pensei em desenformar, igual ao que se faz com o pudim, colocando um prato em baixo e virando... acontece que na hora de virar a dita cuja, ela escorregou do prato não sei como e caiu dentro da pia onde tinah uma panela cheia de água... eu não sabia se chorava, gritava ou o que...

Sorte tivemos que minha mãe fez os bifes, que foram o nosso jantar, hoje é engraçado, mas fiquei furiosa comigo mesma... inacreditável né???

Podem fazer sem medo que dá super certo além de ser divina.

Sempre faço pro almoço ou jantar e mais um lanche, rende bastante e quando frio é melhor ainda, a qualquer hora até no café da manha.

A massa é a famosa "massa podre", que derrete na boca, como aquela empadinha sabe? rsss...

Sempre faço com camarão ou palmito ou frango que também fica divino.

Olha ai a receitinha, começe pela massa:

Massa:

400g de farinha de trigo
200g de manteiga gelada
1 ovo ligeiramente batido
1 gema
1 colher de creme de leite sem soro ou iogurte natural
2 colheres de leite
1 pitada de sal

Preparo:

coloque numa tigela a farinha de trigo, o sal e a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. À parte, misture o ovo, a gema, o leite e o creme de leite e junte à farofa, amassando bem. Cubra a massa e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa vai a geladeira, faça o recheio.

Recheio:

500g de camarão médio
250g ou meio vidro de palmito
1 cebola pequena picada
1 dente de alto moido
2 saches de "sazon verde"
1 tomate picado
1 colher de maizena
1 xícara de leite
temperos: salsicha, tomilho, cebolinha, oregano, pimenta do reino… ou como desejar.

Frite a cebola com os temperos, menos a sasinha, que vai por último e o sazon.
Acrescente o alho e os camarões, eles podem soltar água e você deve retirar essa água.
Depois que eles começarem a ficar vermelhos acrescente o tomate picado, deixe refogar rapidamente.
Logo em seguida, acrescente o leite com a maizena dissolvida nele e mexa bem, se for preciso acrescente também um pouco do caldo que soltou dos camarões.
Mexa bem, desligue e acrescente a salsinha picada.
Quando estiver quase frio, acrescente o palmito picado e deixe esfriar.

Depois que o recheio estiver pronto prepare a massa:

separe 1/3 da massa para a cobertura.
Abra a massa com rolo com auxilio de 2 sacos plásticos abertos, um em baixo e outro em cima da massa, como na foto.



Em seguira faça alguns furos com garfo.

Só coloque o recheio quando ele estiver frio. Depois de colocar o recheio abra o restante da massa, da mesma forma e cubra.

Pincele com uma gema.

Leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja dourada.

Quanto mais frio melhor!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Voltei!!!


Sim, sim, sim... tava na hora né!
Eu sei, vocês estavam sedentos, ou melhor, famintos, por novidades... ninguém aguentava mais ver aquele pudim...rsss

Bem, trago boas novas, vou postar muitas novidades!

Recentemente, passei quase 60 dias na minha segunda casa nos EUA, fui em muitos lugares legais, comprei muitos ingredientes bacanas.
E o melhor, fotografei essas coisas boas pensando nesse dia que voltaria aqui.

Hoje é um dia especial! Recebi exelentes noticias no trabalho e na família e também é o primeiro dia do meu mês, fevereiro... yes!

Estou bem feliz vivendo um momento muito especial e gostaria de dividir esse momento com vocês!

Amigos intímos e amigos virtuais, também pessoas que estão só passando por aqui, sejam todos muito bem vindos e preparem-se para muitas delícias.

Cada vez mais eu me apaixono pela gastronomia, sinto que faz parte de mim desde sempre, é minha paixão e meu maior prazer aqui é ser útil pra vocês! Então aproveitem todas as dicas e me acompanhem.

Esse 2011 promete muito pra todos nós!

Tim tim!

;)

Ps- essa é minha filha Isabella, no restaurante Red Lobster, com uma lagosta viva na mão!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pudim de Baunilia Real


Da salada para a sobremesa!

Hoje vou postar pra vocês uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil, o pudim de leite!

Sim eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas porém... vou ensinar do meu jeito, ou, um pouco mais sofisticado, com segredinho a parte!

Utilizei uma fava de baunilia que trouxe de minha última viagem aos EUA. Mas eu já encontrei no Angeloni pra vender custava R$ 10,00, claro que vocês não precisam gastar uma fava a cada pudim, mas numa ocasião especial vale a pena testar o sabor fica outra coisa.

Mas a final, o que é a baunilia?? Para quem ainda não sabe ela é uma flor, sim, uma orquídea, e nasce em países tropicais, como méxico, madagascar, Tahiti e India.
Quem quiser saber um pouco mais sobre ela, acesse esse link do blog Think Food que é beem profissional: Baunilia

Vou ensinar como utilizá-la, na verdade o que se utiliza são as sementes de dentro dela:





















* DICA: depois de utilizar as sementes da fava coloque ela em um pote de açúcar assim você obtem o verdadeiro "açúcar de baunilia".

Ingredientes:

1 lata de leite condençado
500 ml de leite (usei o desnatado)
4 gemas
1 fava de baunilia

Começe separando gemas das claras, as claras não serão utilizadas nessa receita, esse é outro segredinho que deixa o pudim mais cremoso.
Bata com batedor as gemas e vá acrescentando o leite condençado e mexendo sem parar, nessa hora entra a fava de baunilia e depois o leite e faça a mistura homogênea.












Agora vamos a calda de caramelo:

4 colheres de açúcar

Derreta o açúcar em fogo baixo na própria forma de pudim, tomando o cuidado para que ele derreta por igual sem ficar bolotas de açúcar. Tome cuidado porque o açúcar é uma das coisas que alcança maior calor na cozinha, ou seja, queima messsmooo!

Quando estiver douradinho desligue e com um pano ou luva de silicone, vá girando a forma de forma que o caramelo seja distribuido ao redor da forma. Então despeje o pudim.

Para cozinhar o pudim existem varias maneiras, tem gente que faz no forno, eu faço a minha moda, rss... Coloco a forma em uma panela tipo frigideira alta coloco água e tampo a forma com papel laminado, cuidando sempre pra não secar a água se não já era..











Após uns 30 a 40 minutos de fogo baixo, você pode saber se já está bom levantando o papel laminado e dando uma leve mexida na forma se já estiver firme desligue, espere esfriar e leve a geladeira.
Mantenha-se calma pelo menos por 3 horas e então desenforme, e cuidado nessa hora, se preferir aqueça uma frigideira com agua e coloque o pudim por 30 segundo dentro para desgrudar do fundo, eu também passo a faca ao redor para não ter perigo de desmoronar tudo.

É, na verdade se você quiser algo mais sofisticado vai ter um pouco mais de trabalho, mas eu digo que o resultado vale e muito a pena!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Salada de Camarões super especial!


Nossa, que delícia!

Começamos o final de semana (na sexta) muito bem!!
Com essa saladinha mega special", ninguém deve passar por esse blog sem experimentar. Nossos amigos que o digam, acordaram na manha de sábado lembrando dos sabores do jantar que fiz e vou postar pra vocês, vamos primeiro com a entrada que eu amei!

Criação minha!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

Precisamos de 400g de camarões médios frescos e limpos, vamos temperar eles e deixar marinando, porque o camarão pede tempeiros se não fica meio "isopor".
Para a marinada de camarão:
Salsinha e cebolinha finamente picados.
1 pacotinho de "sazon"- embalagem verde
pimenta preta moída na hora
1/4 de xícara de vinho branco

Deixe 30 minutos nesse tempero, mexendo de vez em quando, note q o sal ainda não vai ai, apesar do sazon já ter um pouco de sal.

Depois desse tempo aqueça bem uma frigideira de teflon grande, coloque um pouco de zeite e os camarões, se eles soltarem caldo va retirando e guarde esse caldo pra fazer um risoto por exemplo, lembre-se que o camarão não pode cozinhar ai para não ficar borrachudo.

Quando eles estiverem vermelhinhos e sem liquidos, desligue o fogo e acrescente meia cebola finamente picadinha. Espere esfriar, ajuste agora o sal.

Agora vc vai precisar de 4 colheres de maionese (usei a light) mais 3 colheres de azeite e 2 de limão. Misture até obter um creme liso.
Misture os camarões nessa maionese, leve pra dar uma geladinha até a hora de servir.

Monte os pratos com, alfece americana, rúcula, coloque uma colher generosa de maionese de camarão, depois amêndoas laminadas tostadinhas (só colocar uns minutinhos numa figideira até dourar) queijo (aqui use o grana), tomate uva (que é mais adocicado e menos acido), azeite e pimenta moída.

Se quiser acrescente frutas, como pessêgo por exemplo que realçam ainda mais o sabor do camarão e dos temperos. Pode usar qualquer folha de salada que quiser, pode substituir a amendoa por semente de girasol ou castanha!

Agora é com vocês, façam e me contem depois, tenho certeza que vão adorar!!!