terça-feira, 31 de agosto de 2010

Esfiha de frango



Eu sei... faz dias que não posto nada, não é? Vocês quase que esqueceram de mim... Mas eu voltei com novidades deliciosas.

Essa esfiha peguei em um site que gosto muito (panelaterapia.com) vale muuuuito a pena, é mega fácil de fazer vai tudo no liquidificador a farinha só entra depois e acredite fica melhor que fazer na mão, um espetáculo, fora o cheirinho de pão assando dentro de casa, uma maravilha.

O melhor de tudo foi o ouvir esse elogio da minha filha: "mãe, se fosse um concurso você ganharia com certeza"! : )

Aí vai a receita:

Massa:
1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 kg de farinha de trigo aproximadamente
3 colheres de sopa de maizena

Recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
400gr de peito de frango (pode usar carne moída se preferir)
1/2 cebola picadinha
1 tomate grande picadinho
salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo para untar as assadeiras

Modo de Preparo

Massa:
Bata no liquidificador o fermento, açúcar, sal, óleo e água (esse fermento é uma maravilha, pode tacar no liquidificador sem medo). Ponha em uma vasilha e adicione a farinha de trigo, aos poucos, misturando e amassando até obter uma massa lisa, macia e homogênea.
Faça bolinhas do tamanho de uma noz, e deixe descansar sobre uma superficie enfarinhada e coberta com pano úmido até dobrar de volume, mais ou menos, 20 minutos. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio:
Cozinhe o peito de frango, espere esfriar e desfie. Frite a cebola com orégano ou temperinho seco de sua preferência, adicione o frango (aqui eu uso também 2 pacotinho de Sazon embalagem verde) refogue, adicione o tomate e os demais ingredientes. Deixe esfriar um pouco antes de rechear, eu acrescentei um pouco de cream cheese no final pra ficar mais cremosinho.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Costelinhas ao barbecue





Gosto muito dessas receitas feitas em conjunto com o marido.. Como ele só sabe cozinhar na churrasqueira (rss) fizemos juntos esse prato que ficou tão bonito não é mesmo? Sabem, tudo é uma questão de energia do momento, quando se tem disposição para fazer as coisas tudo dá certo, e assim foi nosso jantar...

Encontrei essas costelinhas de porco fesquinhas no supermercado e não pude resistir.

Temperei com sal, pimenta preta moída, alecrim fresco picadinho, tomilho da horta e cebolete picadinha, marido assou na churrasqueira. Cobrimos com molho barbecue (industrializado, porque ainda não tive coragem de fazer em casa) no final.

Acompanhamos com purê de mandioquinha, que já mostrei aqui nesse post no blog como se faz, só não coloquei o bacon dessa vez.

E também com arroz especial 3 grãos, integral, vermelho e selvagem. E salada de rúcula.

Pronto tava feita a festa.

Delícia!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Patê de Ricota e manjericão



Esse patezinho de ricota já me salvou a vida varias vezes..rss...

É tão simples de preparar e tão delicioso, e ao mesmo tempo tem ares de sofisticado. Aprendi a muitos anos com um amigo que fez no aniversário de uma amiga nossa em comum, eu gostei tanto que nunca mais deixei de fazer, já é um classico aqui em casa!

As ervas são de sua escolha, mas nunca deixe de usar o manjericão ele é o principal.

Você vai precisar de:

1 ricota de aproximadamente 300g (usei a ligth)
manjericão picado a gosto (usei bastate)
oregano
tomilho
cebolete
pitada de sal
pitada de pimenta branca moída
Azeite de oliva até dar o ponto de pate
Azeitonas picadinhas

Amasse a ricota com o garfo e misture os outros ingredientes intercalando com um azeite extra virgem de boa qualidade (usei o esporão) até ficar em ponto de pate, cuidado pra não deixar muito "farelento" seja generoso no azeite.

Depois sirva com torradinhas ou pães cortadinhos, dá pra caprichar mais ainda se vc quiser colocar folhas de rúcula selvagem (uma bem pequena) por cima...

Delícia pra receber seus convidados com um petisquinho saborosíssimo, faz ai e me conta, tenho certeza que vai afzer sucesso!

Espero que gostem.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Happy Birthday!!!




Sábado foi aniversário da minha filha Isabella! Já são 9 anos, como estou ficando velha, nossa...rss...

Foi bem divertido, foi o primeiro aniversário em casa que fizemos antes era só na escola, mas esse ano decidimos fazer algo mais especial. Foi uma festa da Luluzinha, só vieram meninas.

Claro que eu fiz as guloseimas... não poderia deixar de fazer. Confeço que deu um trabalhão mas valeu tudo ficou delicioso, o bolo, modéstia a parte, ficou divino!

Ela queria um bolo prestígio então tratei de caprichar! Fiz também os brigadeiros que enrolamos em bolinhas de chocolate pra ficar diferente, também os beijinhos de coco e as gelatinas que não podem faltar, nunca faltavam nas minhas festas.

Os salgadinhos eu encomendei, porque também queria curtir né...

As lembrançinhas foram essas flores, optamos por algo mais ecológico que as crianças vão poder plantar e ver crescer e lembrar sempre dela, essas lembrancinhas porcarias plásticas que vão pro lixo não estão com nada!!

Vou passar pra vcs a receita do bolo então e podem fazer em casa que não dá tanto trabalho assim, fica delícioso e beeemm mais barato que comprar pronto, além de tudo tem os ingredientes que você conhece e o maior orgulho do mundo!

Bolo prestígio super especial:

Massa:

5 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícaras (chá) de chocolate em pó
80 ml de óleo de milho
1 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas, acrescente o açúcar peneirado e bata na batedeira até formar um creme quase branco. Acrescente o óleo e depois junte o chocolate em pó, a farinha de trigo peneiradas e a água quente.
Bata na batedeira durante 4 minutos. Acrescente as claras em neve
delicadamente e o fermento em pó por último.
Coloque a massa numa fôrma redonda daquelas que retira as laterais, untada e polvilhada. Leve para assar em forno médio/baixo pré- aquecido, durante 35 minutos ou até dourar, é bom ficar de olho cuidando sempre pra não queimar a massa. Desenforme morno e corte ao meio depois de frio.

Recheio:

01 lata de leite condençado
1/2 pacote de coco ralado em flocos
01 colher sopa de margarina ou manteiga
01 gema
1/2 lata de creme de leite sem soro

Faça o mesmo processo de um beijinho de coco, cozinhando o leite condençado com o coco e a manteiga. Desligue quando atingir um ponto um pouco mais mole que o do docinho e então adicione a gema e o creme de leite. Reserve

Quando cortar o bolo é bom umidecer as dias partes para que a massa fique molhadinha, eu utilizei a calda de um potinho de cerejas em calda. para molhar. Então coloque o recheio na parte de baixo e feche o bolo.
Como cobertura eu bati chantily de creme de leite fresco bem gelado (nunca use o de lata) e coloquei 3 colheres de chocolate em pó e 2 de açúcar.
Decorei com chocolate amargo picado, coco ralado e cerejas.

Prontinho!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Spaguetti com atum





Olá pessoas!

Minha filha vive me pedindo pra fazer Spaguetti... então hoje eu resolvi agradar e também não ter muito trabalho, aliás essa receita deveria entrar para a lista das mais fáceis do mundo..rss.
Para ficar mais gostosinho coloquei uma lata de atum sólido no molho que combina muito bem com o tomate.

Muito simples, fritei uma cebola roxa pequena com um pouco de orégano e tomilho fresco em um pouco de óleo do próprio atum, dispensei o restante do óleo e quando a cebola estava transparente somei o atum, dei uma fritadinha nele e em seguida coloquei uma lata de tomates pelados, isso facilita muito, eu tenho meia dúzia dessas latas em casa é muito prático e gostoso preserva o sabor natural do tomate, hoje existem muitas marcas já no mercado.

O Spaguetti é só fazer conforme instruções da embalagem, depois é só juntar tudo!

Eu ralei um pouco de queijo provolone que tinha na geladeira e coloquei em cima, eu já sei que não se deve por queijo no peixe, mas pra mim ficou ótimo, acho que não sei comer macarrão sem queijo.

Espero que gostem!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Frango Caipira!






Eu tinha um kilo de coxas de frango caipira no meu congelador só esperando pelo belo dia de ir ao forno!





















Então tratei de levar esses frangos orgânicos para a assadeira. Simplesmente temperei com sal, azeite, colorau, manjericão, oregano e coloquei sobre eles fatias de bacon, isso deixou o frango mais saboroso e hidratado Também coloquei ai uns 3 dentes de alho, só dei um murro neles e coloquei com casca mesmo. Fica uns 45 a 50 minutos no forno, ainda liguei o grill por mais 5 minutos.

Para acompanhar fiz uma farofa de bacon com maçãs, começe fritando um pouco de bacon em cubinhos, quando estiver douradinho e crocante acrescente um alho pequeno bem picadinho, uma colher de manteiga e uma maçã picada em cubos, dê uma rapida refogada na maçã e coloque a farinha de mandioca, eu utilizo aquela bem branquinha que tem aqui pra todo lado, se vc não achar pode utilizar outra, mas essa é muito melhor.. Alias eu sempre tenho ela na minha cozinha.

Um arroz branco e mais nada... só um bom vinho branco.

Gente ficou maravilhoso! Gostinho de comida caseira de verdade

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pizza!!





Oi pessoas!

Então, ontem fizemos uma pizza! Com massinha caseira claro!
Fiz a massa na minha panificadora caseira, a famosa "maquina de fazer pão", que foi uma das minhas melhores aquisições para a cozinha dos últimos anos.

Vou colocar aqui a receita da massa que você pode fazer na mão mesmo.

Aí vai:

Massa

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de azeite de oliva
- 3/4 de xícara de água
- 1 colher de sal
- 1/2 envelope de melhorador de massa de pizza (tem pra vender em ao lado dos fermento)
- 1/2 envelope de fermento biológico em pó

Adicione o fermento a farinha e junte os demais ingredientes em um recipiente menos a água, vá acrescentando a água aos poucos, até obter uma massa que desgrude das mão que seja bem maleável.
Deixe descansar por cerca de meia hora. E já aproveite pra ligar o forno no máximo durante esse perído, é bom que o forno esteja bem quente mesmo! (dica valiosa)

Depois desse tempo, abra a massa em uma forma untada, aqui eu quiz uma massa bem fininha e abri com o rolo mas vc pode abrir ela somente com os dedos ne própria forma.

Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos.

Já tenha todos os ingredientes prontos quando tirar do forno.
Coloque primeiro o molho (eu mesma que fiz, fritando uma cebola com oregano, adicionando tomate picado ou meia lata de tomate pelado, sal azeite e manjericão) depois um pouco de mussarela, um pouco de calabresa, tomate , cebola e manjericão, por cima utilizei queijo Grana (gran padana) o meu preferido, muuuuito bom!!

Derreteu o queijo, está pronto!! Lembrei agora daquela propaganda clássica do guaraná antárctica... adooroo pizza com guaranááá...

Beijos...