terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pudim de Baunilia Real


Da salada para a sobremesa!

Hoje vou postar pra vocês uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil, o pudim de leite!

Sim eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas porém... vou ensinar do meu jeito, ou, um pouco mais sofisticado, com segredinho a parte!

Utilizei uma fava de baunilia que trouxe de minha última viagem aos EUA. Mas eu já encontrei no Angeloni pra vender custava R$ 10,00, claro que vocês não precisam gastar uma fava a cada pudim, mas numa ocasião especial vale a pena testar o sabor fica outra coisa.

Mas a final, o que é a baunilia?? Para quem ainda não sabe ela é uma flor, sim, uma orquídea, e nasce em países tropicais, como méxico, madagascar, Tahiti e India.
Quem quiser saber um pouco mais sobre ela, acesse esse link do blog Think Food que é beem profissional: Baunilia

Vou ensinar como utilizá-la, na verdade o que se utiliza são as sementes de dentro dela:





















* DICA: depois de utilizar as sementes da fava coloque ela em um pote de açúcar assim você obtem o verdadeiro "açúcar de baunilia".

Ingredientes:

1 lata de leite condençado
500 ml de leite (usei o desnatado)
4 gemas
1 fava de baunilia

Começe separando gemas das claras, as claras não serão utilizadas nessa receita, esse é outro segredinho que deixa o pudim mais cremoso.
Bata com batedor as gemas e vá acrescentando o leite condençado e mexendo sem parar, nessa hora entra a fava de baunilia e depois o leite e faça a mistura homogênea.












Agora vamos a calda de caramelo:

4 colheres de açúcar

Derreta o açúcar em fogo baixo na própria forma de pudim, tomando o cuidado para que ele derreta por igual sem ficar bolotas de açúcar. Tome cuidado porque o açúcar é uma das coisas que alcança maior calor na cozinha, ou seja, queima messsmooo!

Quando estiver douradinho desligue e com um pano ou luva de silicone, vá girando a forma de forma que o caramelo seja distribuido ao redor da forma. Então despeje o pudim.

Para cozinhar o pudim existem varias maneiras, tem gente que faz no forno, eu faço a minha moda, rss... Coloco a forma em uma panela tipo frigideira alta coloco água e tampo a forma com papel laminado, cuidando sempre pra não secar a água se não já era..











Após uns 30 a 40 minutos de fogo baixo, você pode saber se já está bom levantando o papel laminado e dando uma leve mexida na forma se já estiver firme desligue, espere esfriar e leve a geladeira.
Mantenha-se calma pelo menos por 3 horas e então desenforme, e cuidado nessa hora, se preferir aqueça uma frigideira com agua e coloque o pudim por 30 segundo dentro para desgrudar do fundo, eu também passo a faca ao redor para não ter perigo de desmoronar tudo.

É, na verdade se você quiser algo mais sofisticado vai ter um pouco mais de trabalho, mas eu digo que o resultado vale e muito a pena!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Salada de Camarões super especial!


Nossa, que delícia!

Começamos o final de semana (na sexta) muito bem!!
Com essa saladinha mega special", ninguém deve passar por esse blog sem experimentar. Nossos amigos que o digam, acordaram na manha de sábado lembrando dos sabores do jantar que fiz e vou postar pra vocês, vamos primeiro com a entrada que eu amei!

Criação minha!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

Precisamos de 400g de camarões médios frescos e limpos, vamos temperar eles e deixar marinando, porque o camarão pede tempeiros se não fica meio "isopor".
Para a marinada de camarão:
Salsinha e cebolinha finamente picados.
1 pacotinho de "sazon"- embalagem verde
pimenta preta moída na hora
1/4 de xícara de vinho branco

Deixe 30 minutos nesse tempero, mexendo de vez em quando, note q o sal ainda não vai ai, apesar do sazon já ter um pouco de sal.

Depois desse tempo aqueça bem uma frigideira de teflon grande, coloque um pouco de zeite e os camarões, se eles soltarem caldo va retirando e guarde esse caldo pra fazer um risoto por exemplo, lembre-se que o camarão não pode cozinhar ai para não ficar borrachudo.

Quando eles estiverem vermelhinhos e sem liquidos, desligue o fogo e acrescente meia cebola finamente picadinha. Espere esfriar, ajuste agora o sal.

Agora vc vai precisar de 4 colheres de maionese (usei a light) mais 3 colheres de azeite e 2 de limão. Misture até obter um creme liso.
Misture os camarões nessa maionese, leve pra dar uma geladinha até a hora de servir.

Monte os pratos com, alfece americana, rúcula, coloque uma colher generosa de maionese de camarão, depois amêndoas laminadas tostadinhas (só colocar uns minutinhos numa figideira até dourar) queijo (aqui use o grana), tomate uva (que é mais adocicado e menos acido), azeite e pimenta moída.

Se quiser acrescente frutas, como pessêgo por exemplo que realçam ainda mais o sabor do camarão e dos temperos. Pode usar qualquer folha de salada que quiser, pode substituir a amendoa por semente de girasol ou castanha!

Agora é com vocês, façam e me contem depois, tenho certeza que vão adorar!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Panquecas


Mãe, faz panqueca?
Essa pergunta sempre aparece aqui em casa... Criança adoora esse prato.
Então fiz com recheio de frango porque minha filha não é lá muito chegada em carne, diferente de mim. Mas pode ser de carne moída ou do que você gostar.
Dá um pouquinho de trabalho, principalmente no quesito louça suja, mas vale a pena!

Molho vermelho:

Começe com o molho, use uma lata de tomates pelados e bata no liquidificador. Refogue meia cebola e acrescente o tomate, utilize tempeiros a gosto (salsa, cebolinha, oregano etc) Deixe reduzir um pouco e desligue.

* DICA: Quando estiver fazendo o molho já ligue o forno pra aquecer.

Massa da panqueca para aproximadamente 8 a 10 discos:

1 xícara de Maizena
1 xícara de farinha de trigo;
1 e 1/2 xícara de leite;
2 ovo;
2 colher (de sopa) de óleo;
2 colheres (de café) de sal;
Bata no liquidificador e depois diretamente do copo do liquidificador com auxilio de uma concha vá despejando numa frigideira antiaderente previamente aquecida. Assim que derramar vá girando a frigideira afim de espalhar a massa por igual. Quando começar a dourar as beiradas é hora de virar com auxilio de uma colher.
Vá dispondo os discos em um prato.

Recheio:

400g de peito de frango cozido desfiado
meia cebola picada
1/2 xícara de leite
meio pote de creamecheese ( usei Philadelphia Ligth)
2 pacotinhos de sazon para frango (embalagem verde)
salsinha e orégano
sal

Frite a cebola em azeite, acrescente o frango desfiado e refogue com os tempeiros, em seguida o leite e o creamcheese, corrija o sal.

Montagem:

Coloque um pouco de recheio no meio da panqueca e enrole uma a uma e vá dispondo em um refratário retangular.
Quando terminar cubra com o molho vermelho e um pouco de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pra derreter o queijo.

Sirva com bastante salada!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arroz Doce!


Essa sobremesa deve entrar para os "classicos" aqui em casa!
Na verdade tudo que tem canela tem sabor de infância pra mim, minha mãe sempre usou e usa até hoje muita canela que está para a cozinha doce assim como o manjericão está para a salgada.
Minha mãe me ensinou até um segredinho com canela; é só colocar alguns paus de canela em uma panela com água e deixar ferver por alguns minutos... se espalha pela casa além de "atrair dinheiro", dessa dica vocês gostaram né..

O que eu mais gosto é comer quentinho assim que sai da panela. É tão gostoso o cheirinho que fica na casa...humm...

Vamos a receitinha para 6 potinhos mais ou menos

Começe cozinhando 1 e 1/2 xícaras de arroz em 3 xícaras de água com 1 pau de canela e 6 cravos da índia.
Depois de começar a ferver vá acrescentando leite aos poucos, você vai precisar de aproximadamente 600 a 800ml.
Todo processo de cozimento leva em torno de 20 a 25 minutos. Mexa sempre durante o processo pra ficar cremoso
Quando o arroz estiver cozido é hora de adoçar, para essa quantidade é necessário um pouco mais de meia lata de leite condençado, não muito mais que isso se não fica enjoativo, também é legal colocar um pouco de raspas de limão pra quebrar o doce. Um segredinho é deixar ele bem molinho, mesmo que pareça mole demais porque quando esfriar vai endurecer, vai por mim!

Sirva com canela moída, quente ou frio.

Espero que gostem é uma das minhas sobremesas favoritas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ostras Gratinadas


A pedidos, voltei!

Até que enfim né, estava uma vergonha esse meu abandono...

Ok, então pra compenssar vai uma entrada deliciosaaa e muito chique, vc pode e vai surpreender os convidados! Que em lugares como São Paulo custa uma pequena fortuna, aqui faço com todos os ingredientes, uma dúzia por menos de R$ 10,00 (sendo R$ 5,00 a dúzia)

Ostras gratinadas!!!

Receita para 2 a 3 pessoas

01 dúzia de ostras frescas
500 ml de leite
3 colheres de manteiga
meia cebola picadinha
03 colheres sopa de farinah de trigo
nós moscada
Queijo grana ou parmesão
Queijos de sua preferência (opcional)

Começe lavando as ostras com uma escovinha e bastante água corrente para retirar as sujeirinhas e algas que ficam grudadas.

Ligue o forno, se tiver como ligar só a parte de gratinar melhor.

Coloque as ostras em uma panela para cozimento ao vapor. Deixe elas até abrirem a concha, retire e abra com auxilio de uma faquinha pequena, com muito cuidado para não se cortar.
Desgrude as ostras da concha deixando dentro da parte mais funda da concha, dispensando a parte rasa.

Faça o molho branco:
Frite a cebola na manteiga, misture a farinha de trigo fora do fogo e vá acrescentando o leite aos poucos, leve novamente aos poucos e vá colocando mais leite conforme vai engrossando, até ficar um mingau.
Quando ferver deixe mais uns 2 minutos, desligue some a nóz moscada e os queijos.

Agora com auxilio de uma colher cubra com o molho branco as ostras nas conchas, que vc deixou preparada anteriormente, e por cima rale mais queijo.

Leve ao forno até ficarem bem douradinhas.

Sirva morno, pois a concha conserva muito calor, cuidado. O Melhor acompanhamento é um espumante bem geladinho!

Deu água na boca né.....

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Esfiha de frango



Eu sei... faz dias que não posto nada, não é? Vocês quase que esqueceram de mim... Mas eu voltei com novidades deliciosas.

Essa esfiha peguei em um site que gosto muito (panelaterapia.com) vale muuuuito a pena, é mega fácil de fazer vai tudo no liquidificador a farinha só entra depois e acredite fica melhor que fazer na mão, um espetáculo, fora o cheirinho de pão assando dentro de casa, uma maravilha.

O melhor de tudo foi o ouvir esse elogio da minha filha: "mãe, se fosse um concurso você ganharia com certeza"! : )

Aí vai a receita:

Massa:
1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 kg de farinha de trigo aproximadamente
3 colheres de sopa de maizena

Recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
400gr de peito de frango (pode usar carne moída se preferir)
1/2 cebola picadinha
1 tomate grande picadinho
salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo para untar as assadeiras

Modo de Preparo

Massa:
Bata no liquidificador o fermento, açúcar, sal, óleo e água (esse fermento é uma maravilha, pode tacar no liquidificador sem medo). Ponha em uma vasilha e adicione a farinha de trigo, aos poucos, misturando e amassando até obter uma massa lisa, macia e homogênea.
Faça bolinhas do tamanho de uma noz, e deixe descansar sobre uma superficie enfarinhada e coberta com pano úmido até dobrar de volume, mais ou menos, 20 minutos. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio:
Cozinhe o peito de frango, espere esfriar e desfie. Frite a cebola com orégano ou temperinho seco de sua preferência, adicione o frango (aqui eu uso também 2 pacotinho de Sazon embalagem verde) refogue, adicione o tomate e os demais ingredientes. Deixe esfriar um pouco antes de rechear, eu acrescentei um pouco de cream cheese no final pra ficar mais cremosinho.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Costelinhas ao barbecue





Gosto muito dessas receitas feitas em conjunto com o marido.. Como ele só sabe cozinhar na churrasqueira (rss) fizemos juntos esse prato que ficou tão bonito não é mesmo? Sabem, tudo é uma questão de energia do momento, quando se tem disposição para fazer as coisas tudo dá certo, e assim foi nosso jantar...

Encontrei essas costelinhas de porco fesquinhas no supermercado e não pude resistir.

Temperei com sal, pimenta preta moída, alecrim fresco picadinho, tomilho da horta e cebolete picadinha, marido assou na churrasqueira. Cobrimos com molho barbecue (industrializado, porque ainda não tive coragem de fazer em casa) no final.

Acompanhamos com purê de mandioquinha, que já mostrei aqui nesse post no blog como se faz, só não coloquei o bacon dessa vez.

E também com arroz especial 3 grãos, integral, vermelho e selvagem. E salada de rúcula.

Pronto tava feita a festa.

Delícia!