terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pudim de Baunilia Real


Da salada para a sobremesa!

Hoje vou postar pra vocês uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil, o pudim de leite!

Sim eu sei que quase todo mundo sabe fazer, mas porém... vou ensinar do meu jeito, ou, um pouco mais sofisticado, com segredinho a parte!

Utilizei uma fava de baunilia que trouxe de minha última viagem aos EUA. Mas eu já encontrei no Angeloni pra vender custava R$ 10,00, claro que vocês não precisam gastar uma fava a cada pudim, mas numa ocasião especial vale a pena testar o sabor fica outra coisa.

Mas a final, o que é a baunilia?? Para quem ainda não sabe ela é uma flor, sim, uma orquídea, e nasce em países tropicais, como méxico, madagascar, Tahiti e India.
Quem quiser saber um pouco mais sobre ela, acesse esse link do blog Think Food que é beem profissional: Baunilia

Vou ensinar como utilizá-la, na verdade o que se utiliza são as sementes de dentro dela:





















* DICA: depois de utilizar as sementes da fava coloque ela em um pote de açúcar assim você obtem o verdadeiro "açúcar de baunilia".

Ingredientes:

1 lata de leite condençado
500 ml de leite (usei o desnatado)
4 gemas
1 fava de baunilia

Começe separando gemas das claras, as claras não serão utilizadas nessa receita, esse é outro segredinho que deixa o pudim mais cremoso.
Bata com batedor as gemas e vá acrescentando o leite condençado e mexendo sem parar, nessa hora entra a fava de baunilia e depois o leite e faça a mistura homogênea.












Agora vamos a calda de caramelo:

4 colheres de açúcar

Derreta o açúcar em fogo baixo na própria forma de pudim, tomando o cuidado para que ele derreta por igual sem ficar bolotas de açúcar. Tome cuidado porque o açúcar é uma das coisas que alcança maior calor na cozinha, ou seja, queima messsmooo!

Quando estiver douradinho desligue e com um pano ou luva de silicone, vá girando a forma de forma que o caramelo seja distribuido ao redor da forma. Então despeje o pudim.

Para cozinhar o pudim existem varias maneiras, tem gente que faz no forno, eu faço a minha moda, rss... Coloco a forma em uma panela tipo frigideira alta coloco água e tampo a forma com papel laminado, cuidando sempre pra não secar a água se não já era..











Após uns 30 a 40 minutos de fogo baixo, você pode saber se já está bom levantando o papel laminado e dando uma leve mexida na forma se já estiver firme desligue, espere esfriar e leve a geladeira.
Mantenha-se calma pelo menos por 3 horas e então desenforme, e cuidado nessa hora, se preferir aqueça uma frigideira com agua e coloque o pudim por 30 segundo dentro para desgrudar do fundo, eu também passo a faca ao redor para não ter perigo de desmoronar tudo.

É, na verdade se você quiser algo mais sofisticado vai ter um pouco mais de trabalho, mas eu digo que o resultado vale e muito a pena!

Um comentário:

  1. Ahhh... o cheirinho desse pudim é de matar...é simplesmente impossivel comer um só pedaço, eu comi 2 e se a Chef não cuidasse tinha devorado tudo pois é deliciosamente incrivel, é muito leve e saboroso. Eu ameiiii.
    Amiga querida, eu até me atentaria em fazer pelo sabor indescritivel, mas como sou bem ruinzinha na cozinha, pode me convidar sempre que tiver, hehehehhehehe

    Amoooooooo

    Beijos

    ResponderExcluir